quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estratégia de SEO . Desde o inicio.





Estratégia de SEO

Vendas e lucro

Quantas conversões (vendas, leads) tenho por mês através do site?
Quantas conversões (vendas, leads) quero ter em 12 meses? O que vou fazer para chegar lá?

Comportamento dos clientes

Eu estudo o comportamento atual das pessoas no meu site?
Quais são as Landing Pages (páginas pelas quais as pessoas entram no site) que recebem mais visitas? Depois os visitantes navegam por quais páginas dentro do site?

Palavras-chave

Defino as palavras-chave mais atraentes do meu segmento.
Quais palavras o meu público-alvo busca quando vai comprar meu produto/serviço?

Análise da concorrência

Analiso a concorrência para as palavras-chave considerando:
- Volume de busca mensal na exata?
- PageRank e conteúdo dos concorrentes?
- A posição atual do meu site para essas?
O que a concorrência faz de certo e o que faz de errado (em quais pontos posso ultrapassá-los)?
Quem são os meus principais concorrentes (não apenas concorrentes de negócios, mas todos aqueles bem posicionados em muitas das minhas palavras-chave)?

SEO On-Page





Títulos <title> e meta description

Os títulos tem palavra-chave e são escritos para motivar o clique?
Existem títulos duplicados (repetidos)? Veja essa informação no Google Webmaster Tools.
Respeito o número máximo de caracteres no <title> (máximo de 66 caracteres) e na meta description (máximo de 156 caracteres)?
Coloco a palavra-chave no começo do Title e de forma que fique natural para o visitante?
Tenha páginas sem <title>? Já corrigi esse problema e o Google Webmaster Tools >> Otimização >> Melhoria de HTML não exibe erros?

URL amigável

As URLs do meu site são amigáveis?
Ex: www.loja.com.br/notebook-hp é uma URL amigável
Ex2: www.loja.com.br/cat15h2349 não é uma URL amigável

Canonical tag

Utilizo canonical tag para apontar para as páginas principais?
Por exemplo, a página
www.loja.com.br/notebook-hp/page/2 apontar a página principal
<link rel=”canonical” href=”www.loja.com.br/notebook-hp” />

Robots.txt

Criei o arquivo robots.txt? No caso de um WordPress pode ser:
User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /wp-includes/

Não bloqueie o site no Google colocando arquivo de forma errada (deixando o Disallow em branco):
User-agent: *
Disallow:

Sitemap

Criei arquivo sitemap.xml? É possível criar no WordPress com o plugin do Yoast.

Arquitetura da informação e Conteúdo

Uso breadcrumb (Breadcrumb ou barra de navegação é a barra que exibe o caminho do usuário no site: Home >> Nome categoria do Produto>> Nome produto)?
Produzo conteúdo original, único e relevante para o público-alvo?
Compartilho esse conteúdo nas Redes Sociais e tenho botões de compartilhamento que apontam para cada página?
Uso / crio imagens novas para adicionar nas páginas?
Coloco atributo Alt nas imagens com a palavra-chave no começo?
Coloco a palavra-chave no nome do arquivo?
As imagens tem menos de 50kb para a página carregar rapidamente?

SEO off-page

Analiso os link da concorrência com Ahrefs, Majestic SEO e OpenSiteExplorer?
Trabalho para obter links em sites relacionados com meus serviços e produtos que podem ser relevantes?

Web Analytics

Você pode usar ferramentas gratuitas para medir o trabalho de SEO do seu site como Google Analytics e o Google Webmaster Tools.
Acompanho Relatórios para comparar Conversões (antes e depois de implementações de SEO)?
Acompanho Relatórios de Visitas (antes e depois de implementações de SEO)?
Qual é a qualidade dos leads e vendas? Há muitas fraudes ou pessoas que não tem perfil?
Reviso a estratégia de SEO baseado nas métricas para trazer mais pessoas qualificadas?

Bom pessoal, é claro que muito mais pode ser feito para você ultrapassar a concorrência nos pequenos detalhes, mas isso depende de cada projeto. Quem seguir os pontos acima já estará melhor do que muitos sites brasileiros.

parceiro :Diego Ivo




terça-feira, 25 de setembro de 2012

Chamar a atenção do usuário



Chamar a atenção do usuário

O BrandMyMail é uma ferramenta interessante para quem gosta de ter seus e-mail de forma atraente e criativa. O resultado programa é tão impressionante que seu uso é muito recomendado para  finalidade profissional, mas também pode ser usado para uso pessoal. Os elementos dinâmicos e interativos que farão parte do conteúdo enviado serão um diferencial e, com certeza, chamarão atenção de quem recebê-lo.
O seu uso de forma profissional, permite que os usuários transformem seus e-mails em uma ferramenta promocional, onde o uso dos elementos dinâmicos e interativos farão com que possa se destacar e chamar a atenção para produtos, serviços etc.
Outra situação importante é a possível integração do BrandMyMail com sistemas CRM, permitindo desta forma que e-mails que sejam enviados automaticamente por estes sistemas (Ver a seção “API” em www brandmymail.com)
O funcionamento é simples. Primeiro, você deve criar o seu modelo de e-mail. Nesse momento, é possível escolher um layout para as mensagens, um plano de fundo padrão e os plugins que adicionarão as novidades para elas.
Trata-se de uma oportunidade também para as empresas que conseguem assim criar uma nova forma de comunicar com os seus clientes.







quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Google é a empresa mais atraente


Google é a empresa mais atraente para jovens profissionais


Com base no depoimento de 144 mil engenheiros e profissionais da área de negócios de 12 países (entre eles, Brasil), Universum lista as melhores empresas para os jovens


São Paulo – Não importa o caminho seguido na carreira - se como engenheiro ou a área de negócios: em ambas opções de percurso, o Google domina a lista das empresas mais atrativas para jovens profissionais, segundo ranking divulgado pela Universum nesta quinta-feira.

Esta é a quarta vez consecutiva que a empresa de Mountain View aparece na primeira posição dos rankings de empresas mais atraentes para recém-formados nas áreas de engenharia e negócios da Universum .

Para chegar aos 50 nomes dos dois rankings, a consultoria ouviu 144 mil engenheiros e profissionais da área de negócios das 12 maiores economias do mundo, entre elas, o Brasil.

A indústria automotiva é o destaque do ranking de engenharia. Dos 50 nomes presentes na lista, 7 pertencem a esta indústria. Mas ela não é a única. O setor de energia e petróleo também é um dos que mais atrai estudantes de engenharia. Para se ter uma ideia, em comparação com 2011, este ano, General Electric e Shell subiram duas e cinco posições respectivamente. 

Mas o destaque mesmo vai para as consultorias de gestão. "Poucas outras indústrias podem alcançar as consultorias quando o assunto é diversidade de desafios e possibilidades. Muitos dos principais líderes do mundo começaram suas carreiras em uma destas consultorias", afirma Claes Peyron, diretor da Universum nos países nórdicos e leste europeu. 

Confira as 10 melhores empresas na área de negócios, segundo os jovens.



Confira as 10 melhores empresas na área de engenharia, segundo os jovens:




fonte: exame






quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Entrevista para TV Noivos na internet...Publiwork mkt Digital

Entrevista para Fatima Latarulla.
Programa Tv Noivos. Canal D+ Tv na Internet.
Assunto : Marketing Digital , desenvolvimento de site e Publicidade no Google.




www.publiwork.com.br
www.publinet1.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vamos entender como o Google funciona...



Vamos entender como o Google funciona...

Segundo pesquisa recente, os resultados exibidos na primeira página do Google recebem ao menos 143% de cliques a mais que o primeiro resultado da segunda página. Pense na importância disso nas buscas relacionadas ao seu negócio e o quanto a sua empresa poderia se beneficiar em estar nas primeiras posições.
Por isso estuda-se como otimizar seu site para aparecer melhor no Google. O termo SEO (do inglês Search Engine Optimization) é o mais utilizado para esse tipo de técnica e vamos abordar alguns aspectos dessa  prática aqui no blog.
É importante portanto, para otimizar seu conteúdo para o Google, entender como ele funciona. Isso é o que, de forma simplificada, explicaremos nesse post.
Primeiramente o Google faz uma varredura pela internet e armazena tudo o que encontra em um índice. Depois, um programa procura relacionar as pesquisas do usuário com as páginas indexadas, oferecendo os resultados mais relevantes.
Hoje, apenas estar presente no índice do Google é bem fácil. Basta o site ser linkado por qualquer outra página já indexada que automaticamente passa a fazer parte da “Biblioteca Google”. Se, no entanto, você quiser cadastrar manualmente sua empresa, a ferramenta Google Add URL pode cumprir o papel.
Já para o seu site ser indicado como um dos resultados mais relevantes, diversos aspectos são analisados.
Por um lado o Google procura ver quão forte é a relação das palavras da pesquisa com a sua página: isso é feito vasculhando o endereço, o título e a freqüência das palavras no conteúdo da página. Os títulos de links recebidos também contam. Por exemplo, se recebermos de outros sites o link Benefícios do Marketing Digital, o Google entende isso como um voto para que o nosso post apareça entre os resultados da busca “Benefícios do Marketing Digital”.  A estrutura da programação de um site também é capaz de indicar que partes da página são mais importantes (falaremos mais sobre aspectos técnicos em posts futuros) e isso também é avaliado pelo Google.
Por outro lado, o Google procura entender quais sites são mais confiáveis. Não adianta só falar do assunto se você não provar para o Google que seu conteúdo é de qualidade. E como se prova isso? Através da autoridade da sua página perante o Google.
A autoridade é medida por alguns mecanismos. Um deles é a quantidade de links que uma página recebe e a qualidade desses links. Links que vêm de páginas com alta autoridade valem mais do que links que vêm de páginas com baixa autoridade. Por isso recomendamos a criação de um blog para a empresa, já que a produção de conteúdo com qualidade é a forma mais comum e poderosa de se receber links.
Há ainda outros fatores como o tempo em que a página está no ar e o tamanho da página (páginas menores e mais rápidas têm prioridade), que juntos criam a autoridade e confiabilidade de um site para o Google.

sites recomendados:

http://www.eduardocassio.com/
http://publiwork.com.br/index.php
http://www.publinet1.com.br/




quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Marketing de Conteúdo um processo simples (visando sempre o SEO)




O marketing às vezes parece um exercício que troca a cada minuto e nunca acaba. Especialmente com todas as ferramentas, táticas e palavras da moda que aparecem cada vez mais rápido.
Muitas pessoas do marketing estão falando de conteúdo como o elemento base da estratégia de marketing e estão certos, mais importantes do que a estratégia de conteúdo é como criar esse conteúdo.
O conteúdo do ponto de vista do marketing é algo simples. Falamos de artigos, publicação em blogs, vídeos, webinars, imagens e todo o tipo de conteúdo, seja na internet como fora, esses conteúdos ajudam o mercado a entender melhor o que você faz.
Nossos prospects e clientes estão cada vez mais esperam encontrar através dos mecanismos de busca tudo aquilo que necessitam saber sobre produtos, serviços, pessoas, empresas, problemas, desafios.
E nesse sentimento, o conteúdo é como você é encontrado, como educa, como constrói confiança, responde perguntas, surge e se promove no mundo virtual.
Todos falam de conteúdo nos dias de hoje, você deve entrar no jogo de conteúdo. Mais isso não significa entrar no jogo apenas para jogar. A ideia por trás da criação de conteúdo é usa-lo para construir seu negócio em longo prazo, para obter mais clientes e vendas.
O seguinte é um processo sistemático para a criação de conteúdo e lhe ajudar a fazer uso mais efetivo do seu limitado tempo para gerar oportunidades de negócios.

Estratégia de criação de conteúdo

Seu sistema deve começar com a estratégia. Mas para isso é importante três pontos a considerar:
§ A estrutura completa: pense na imagem completa quando se pensa em conteúdo. Estruture um livro (real ou imaginário) sobre sua área de conhecimento. Recorde que esta criando um corpo completo que pode levar tempo para ser criado.
§ Utilizar e reutilizar: Quando se criar conteúdo, sempre pense em usar o mesmo conteúdo em diferentes formas ( para gerar trafego, links) e as oportunidade de utiliza-los são imensas.
§ Diversidade dos meios: uma forma de maximizar os benéficos é republicar os conteúdos em vários meios e plataformas, ofereça múltiplos formatos de conteúdo.

Inspiração para o conteúdo

Criada a estrutura completa e clara, algumas pessoas e empresas se deparam com o bloqueio criativo quando se trata de criar conteúdo novo e frequente. É uma excelente ideia ter fontes de inspiração.
§ Perguntas: Leve em conta todas as perguntas feitas por seus prospects e clientes e tenha o hábito de publicar as respostas.
§ Delicious: Permite marca tudo que encontramos na internet, criando assim um banco de dados para consulta.
§ Google reader: navegue e assine blogs do mesmo nicho, a partir dos feeds você consegue ter novas ideias de conteúdo.
§ Stumbleupon: encontrar informação valiosa de difícil acesso com este serviço.
§ Google Keywords tool: Algumas vezes é preciso apenas buscar sobre o que as pessoas pesquisam no Google, essa ferramenta de palavras chave é uma mão na roda.
§ Automatização de conteúdo: Poucas pessoas são apaixonadas por RSS como eu, mas a verdade gosto de tudo que é possível fazer com ele.
Meu uso favorito é criar conteúdo e com um passe se mágica agrega-lo em RSS. Este tipo de conteúdo é ideal para manter os clientes atualizados e engajados.
Este é um tipo rápido: marque as menções de sua empresa no delicious usando tags, use a url do delecious, acrescente ao feedburner e assim você terá uma fonte de informações atualizada a todo o momento.

Publicando conteúdo

Se quer que sua publicidade seja efetiva e seu conteúdo gere clientes potenciais e não apenas vendas, publique conteúdo. Use anúncios do Facebook e outras publicidades, crie lista de e-mail para newsletter, crie webninar, slideshare. Converta sua publicidade em uma plataforma que gere confiança e lugar de gastos sem retorno.

Conteúdo por demanda

Um dos avanços mais dramáticos na comunicação de mensagens de vendas é que você tem que adaptar a mensagem a plataforma.
Com as ferramentas econômicas e fáceis de usar que existem hoje em dia, você pode criar atrativas apresentações de vendas e publicá-las na internet para atrair clientes potenciais nos dias de hoje.
Utilizar ferramentas como sliderocket permite inserir formulários em suas apresentações as tornando mais interativas e receber alertas para saber quando as pessoas veem sua apresentação.

Alianças no Conteúdo

É hora do grande prêmio a toda criação de conteúdo. Uma vez que criou um blog, um ebook, podcast, videos, slideshre etc, você pode oferecer vários conteúdo úteis como estratégia para conseguir aliados.
Incluir a logo de blogs e informações dos usuários em um e-book, convidá-los a escrever em seu blog, entrevistá-los em seu podcast.
A criação de conteúdo pode parecer trabalhosa, usando poucas ideias aqui sugeridas. O conteúdo é conhecido como o rei do posicionamento web (SEO), e é um dos pilares de qualquer plano de Marketing Digital.
Para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo é necessário tempo e dedicação, é importante que se publique conteúdos com certa regularidade e conteúdos de qualidade.





www.publiwork.com.br
www.publinet1.com.br










quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Por Que Contratar uma Agência para Fazer SEO ?


Decisão: chegou a hora?
















O trabalho de SEO tem se modificado muito nos últimos 2 anos desde o lançamento dos updates do algoritmo do Google Panda e Penguin, além de os resultados de busca exibirem cada vez mais links patrocinados ao invés de resultados orgânicos.
Isso, ao contrário do que muitos pensam, não é motivo para deixar de investir em SEO, aliás muito pelo contrário. A busca orgânica, justo pela sua qualidade e pela pouca exibição de resultados em muitos dos resultados, está mais cobiçada e por isso mais concorrida.
Além de concorrer com os Links Patrocinados, o trabalho de SEO concorre também com mais um outro produto do Google, o comparador de preços Google Shopping.
Sabemos que SEO não só vale a pena, como também é essencial para o sucesso de uma empresa. Entretanto, é preciso saber se chegou a hora de investir em SEO e é sobre isso que pretendo conversar neste artigo.

Resultados dominados

Vejamos os resultados de uma consulta em que na tela aparecem mais resultados patrocinados e de serviços do Google do que propriamente a busca orgânica:

Relação custo x benefício: o dilema

Nem sempre é a melhor hora de investir em um trabalho de SEO, principalmente porque é preciso uma estimativa clara da relação custo x benefício de um trabalho de SEO. Caso uma loja ou empresa esteja começando, não faz muito sentido ela investir em SEO se precisar de resultados no curto prazo. Mesmo que SEO possa trazer alguns benefícios no curto prazo, a empresa precisa gerar o máximo de vendas no menor espaço de tempo e, para isso, os Links Patrocinados (PPC) costumam ser mais eficientes para uma estratégia de crescimento rápido.
O ponto principal de um trabalho de SEO é que, na maioria das vezes, ele não será o responsável direto pelo maior volume de vendas, ainda mais no caso de uma startup. Em contrapartida, caso o empreendedor tenha paciência, SEO poderá trazer o melhor ROI no médio prazo. É a partir deste ponto que uma consultoria de SEO torna-se essencial. Esse é o dilema do investimento em SEO.

Pense em cross media

Uma empresa não pode obter receita de uma única fonte de tráfego. Os consumidores estão cada vez mais inteligentes e exigentes. Os consumidores 2.0 pesquisam bastante antes de adquirir um produto e, por isso, é fundamental que uma marca apareça em todos os canais possíveis.
Analisando cases de sucesso em e-commerce, por exemplo, podemos verifica que a maioria das compras tem interferência direta de diversos canais de tráfego e cada um deles tem um papel decisor no momento de o usuário adquirir um produto. Não invista, portanto, em um único canal de mídia mas em todos – e mensure os que têm maior participação na receita.

Os 2 papéis da busca orgânica

O trabalho de SEO para um site ser encontrado na busca orgânica tem 2 papéis muito importantes. O primeiro deles é gerar reputação para uma empresa, uma vez que a busca orgânica é uma mídia formadora de opinião muito eficaz. As pessoas confiam nas informações que encontram na busca orgânica do Google.
Antes de comprar um produto e de comprá-lo em determinada loja, o consumidor irá pesquisar através da busca orgânica todas as informações possíveis sobre o produto e sobre a loja. Por isso, é essencial que marcas apareçam de forma relevante.
segundo papel é a conversão em si, ou seja, o visitante entrar em contato para obter mais informações sobre um produto, tornando-se um lead, ou adquirir online através de um e-commerce. A busca orgânica costuma ter uma taxa de conversão superior, mas a quantidade de tráfego que se obtém não é necessariamente diretamente proporcional ao que se investe, como acontece com mídias pagas.

Paradoxo: cada vez mais rápido e mais difícil

O trabalho de SEO tem um paradoxo: o algoritmo do Google está cada vez mais rápido modificando as posições de um site e reorganizando o ranking para que os resultados mais relevantes tenham melhores posições no ranking. É possível, mais rapidamente do que no passado, mensurar o impacto positivo ou negativo de uma estratégia de SEO.
Por outro lado, o Google mais e mais exigente com os sites. Ele somente irá entregar posições mais altas no ranking caso o site realmente seja superior. Além disso, o Google tem reduzido drasticamente a quantidade de informações de que um SEO dispõe para fazer o trabalho de SEO. Por exemplo, o Google não informa mais a palavra-chave buscada quando um usuário está logado com uma conta Google, o que impede de saber o termo exato de consulta que levou a uma conversão.

A hora de contratar uma agência de SEO

Agora que entendemos os benefícios e as dificuldades de um trabalho de SEO, precisamos saber a hora certa de iniciar um trabalho de SEO para a maior parte dos sites. Faça as seguintes perguntas e verifique se a sua empresa está pronta para uma consultoria de SEO:
- Minha empresa possui um bom site?
- Minha empresa preocupa-se com o conteúdo?
- Meu site já possui algum tráfego de busca orgânica?
- Meu site já possui fontes de receita?
- Minha empresa sabe que SEO não é milagre?
- Minha empresa está ciente de que há técnicas de manipulação e que se as utilizar o site poderá ser prejudicado no futuro?
- Minha empresa está ciente de que os resultados de SEO dependem de um terceiro (o Google)?
- Minha empresa está investindo em SEO pensando em médio e longo prazos?
Se você responder “sim” à maioria dessas perguntas, é sinal de que a sua empresa já tem maturidade o suficiente para contratar uma Consultoria em SEO, aumentar seus rankings na busca orgânica e aumentar as receitas. Se responder “não” a muitas delas, convém repensar e investir em mídias de “retorno certo”, para assim garantir um faturamento estável e depois pensar em SEO.
Também quanto à segunda opção, recomendo que o gerente de marketing ou empreendedor faça o Curso de SEO, que é gratuito; com ele você poderá aprender toda a arte de SEO, conhecer seus processos e saber o que pode esperar e cobrar de uma agência ao contratar sua consultoria.



fonte : Diego Ivo



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

As técnicas utilizadas no SEO...








As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site.
Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).
A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.
Nem todos os sites têm objetivos idênticos para o otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns.
Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM.


Alguns métodos considerados próprios pelos sistemas de busca

  • Usar um título pequeno, único e relevante ao conteúdo do site.
  • Edição das páginas web, para que elas mostrem assunto relevantes na qual foi designada a fazer, para que os usuários não tomem supresas ao acessá-las.
  • Aumentar o número de conteúdo relevante do site.
  • Utilização de uma descrição "meta" de tamanho otimizado (160 caracteres aproximadamente), que seja adequada ao conteúdo relacionado, sem excessos.
  • Ter certeza que todas as páginas são acessíveis pelos links regulares, e não por algum script, ou outro método que dificulte o entendimento pelos motores de busca.
  • Permitir que os spiders dos motores de busca possam utilizar seus crawlers nas páginas do site que deseja indexar, sem necessidade de aceitar sessões com cookies e fatores relacionados.
  • Desenvolvimento de links por métodos naturais, como é descrito nas principais recomendações.
  • Participação em webring com outros websites é permitido desde que os demais sejam independentes, relevantes ao mesmo tópico, e comparáveis em qualidade.


    www.publiwork.com.br
    www.publinet1.com.br