quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estratégia de SEO . Desde o inicio.





Estratégia de SEO

Vendas e lucro

Quantas conversões (vendas, leads) tenho por mês através do site?
Quantas conversões (vendas, leads) quero ter em 12 meses? O que vou fazer para chegar lá?

Comportamento dos clientes

Eu estudo o comportamento atual das pessoas no meu site?
Quais são as Landing Pages (páginas pelas quais as pessoas entram no site) que recebem mais visitas? Depois os visitantes navegam por quais páginas dentro do site?

Palavras-chave

Defino as palavras-chave mais atraentes do meu segmento.
Quais palavras o meu público-alvo busca quando vai comprar meu produto/serviço?

Análise da concorrência

Analiso a concorrência para as palavras-chave considerando:
- Volume de busca mensal na exata?
- PageRank e conteúdo dos concorrentes?
- A posição atual do meu site para essas?
O que a concorrência faz de certo e o que faz de errado (em quais pontos posso ultrapassá-los)?
Quem são os meus principais concorrentes (não apenas concorrentes de negócios, mas todos aqueles bem posicionados em muitas das minhas palavras-chave)?

SEO On-Page





Títulos <title> e meta description

Os títulos tem palavra-chave e são escritos para motivar o clique?
Existem títulos duplicados (repetidos)? Veja essa informação no Google Webmaster Tools.
Respeito o número máximo de caracteres no <title> (máximo de 66 caracteres) e na meta description (máximo de 156 caracteres)?
Coloco a palavra-chave no começo do Title e de forma que fique natural para o visitante?
Tenha páginas sem <title>? Já corrigi esse problema e o Google Webmaster Tools >> Otimização >> Melhoria de HTML não exibe erros?

URL amigável

As URLs do meu site são amigáveis?
Ex: www.loja.com.br/notebook-hp é uma URL amigável
Ex2: www.loja.com.br/cat15h2349 não é uma URL amigável

Canonical tag

Utilizo canonical tag para apontar para as páginas principais?
Por exemplo, a página
www.loja.com.br/notebook-hp/page/2 apontar a página principal
<link rel=”canonical” href=”www.loja.com.br/notebook-hp” />

Robots.txt

Criei o arquivo robots.txt? No caso de um WordPress pode ser:
User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /wp-includes/

Não bloqueie o site no Google colocando arquivo de forma errada (deixando o Disallow em branco):
User-agent: *
Disallow:

Sitemap

Criei arquivo sitemap.xml? É possível criar no WordPress com o plugin do Yoast.

Arquitetura da informação e Conteúdo

Uso breadcrumb (Breadcrumb ou barra de navegação é a barra que exibe o caminho do usuário no site: Home >> Nome categoria do Produto>> Nome produto)?
Produzo conteúdo original, único e relevante para o público-alvo?
Compartilho esse conteúdo nas Redes Sociais e tenho botões de compartilhamento que apontam para cada página?
Uso / crio imagens novas para adicionar nas páginas?
Coloco atributo Alt nas imagens com a palavra-chave no começo?
Coloco a palavra-chave no nome do arquivo?
As imagens tem menos de 50kb para a página carregar rapidamente?

SEO off-page

Analiso os link da concorrência com Ahrefs, Majestic SEO e OpenSiteExplorer?
Trabalho para obter links em sites relacionados com meus serviços e produtos que podem ser relevantes?

Web Analytics

Você pode usar ferramentas gratuitas para medir o trabalho de SEO do seu site como Google Analytics e o Google Webmaster Tools.
Acompanho Relatórios para comparar Conversões (antes e depois de implementações de SEO)?
Acompanho Relatórios de Visitas (antes e depois de implementações de SEO)?
Qual é a qualidade dos leads e vendas? Há muitas fraudes ou pessoas que não tem perfil?
Reviso a estratégia de SEO baseado nas métricas para trazer mais pessoas qualificadas?

Bom pessoal, é claro que muito mais pode ser feito para você ultrapassar a concorrência nos pequenos detalhes, mas isso depende de cada projeto. Quem seguir os pontos acima já estará melhor do que muitos sites brasileiros.

parceiro :Diego Ivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário