segunda-feira, 27 de maio de 2013

Por que contratar uma agência de Marketing Digital?

Por que contratar uma agência de Marketing Digital?



publiwork marketing digital


Marketing Digital são ações de comunicação para divulgar empresas por meio da Internet , de Redes Sociais, dos Vídeos Online e outros meios digitais para comercializar seus produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos e sua marca.
Por uma série de fatores sócio-econômicos e culturais, cada vez mais as pessoas estão consumindo mais serviços digitais, Banco, Agendamentos de Horários, reclamações, comparações de preços, pesquisa sobre produtos entre outros.
O Marketing Digital serve para quem?
O Marketing Digital serve para Empresas de todos portes e segmentos que utilizem a internet como uma ferramenta de prospecção e de interação, pois dessa forma poderão ampliar seu mercado e promover mais negócios, além de reduzir custos. Apesar dos grandes anunciantes terem muitos recursos adicionais à disposição, as pequenas empresas são as mais beneficiadas com o marketing digital e com a publicidade online porque podem, com pouco investimento, utilizar diversas ferramentas para divulgar e vender seus produtos ou serviços online.
 
Campanhas de publicidade na internet proporcionam resultados eficientes a curto, médio e longo prazo. Apesar da facilidade de uso, para uma empresa obter sucesso através do marketing na web é preciso planejar de forma eficiente seu posicionamento e as ações. A possibilidade de segmentação é a principal característica e vantagem da publicidade online. Planejando adequadamente as estratégias a serem adotadas e implementando-as de forma segmentada (focando o público que deseja atingir) os custos para conquistar clientes se tornam menores.

O que uma Agência de Marketing Digital pode fazer pela minha empresa?
 
As principais atividades que uma agência digital realiza em seus clientes são:
  1. Planejamento das ações
  2. Gerenciamento de Campanhas de Links Patrocinados (Adwords)
  3. Definição de arquitetura de informação e de conteúdo
  4. Desenvolvimento de campanhas em mídias digitais
  5. Planejamento, execução e acompanhamento de ações em redes sociais
  6. Estudo do mercado nacional e internacional com potencial para vendas
  7. Acompanhamento e definição de métricas para avaliação das ações

Quais os benefícios de contratar uma Agência para minha empresa?
Podemos citar vários benefícios, mas os principais são: 
  • Conquista de novos clientes
  • Expansão da Marca
  • Monitoramento do Concorrente
  • Aumento do relacionamento com seus clientes
  • Infiltração de seu produto em território nacional ou internacional
Entre outros.
Agende uma reunião com um de nossos consultores e descubra todos os benefícios!




terça-feira, 21 de maio de 2013

Otimização para o facebook...EdgeRank

Alcançar pessoas com Social Media Optimization



Alcançar pessoas com Social Media Optimization
A maioria das atividades on-line são geradas com base em pesquisas de mercado. Uma prática que basicamente é obrigatória a todas as empresas que querem estar na web. Para que seu conteúdo seja visto por várias pessoas é necessário: o uso de tags, palavras-chave, descrições, links de entrada e uso de outros metadados, com o objetivo de posicioná-los facilmente em determinadas pesquisas.
Agora, com uma internet mais social, é necessário aprender os novos conceitos de como construir um aponte entre você e os usuários de mídias sociais e a melhor forma de fazer isso são as técnicas de Social Media Optimization (SMO).

O que é Social Media Optimization (SMO)?

Pense que a web social é um campo de batalha, onde o objetivo é ganhar a atenção e influência, e as técnicas de Social Media Optimization são uma linha de alimentação!
Construir uma comunicação sólida e transparente é útil para fornecer um caminho direto entre o seu conteúdo e os usuários que você quer transformar em clientes ou clientes potenciais.  Com as estratégias adequadas SMO permite a construção fácil de várias pontes deste tipo.
De acordo com um estudo da Nielsen, 18% de todo o conteúdo de pesquisa começa a partir de sites de mídia social como a Wikipédia, blogs e redes sociais, e isso reflete a necessidade de otimizar o conteúdo para atingir estes pontos sociais.
O tradicional SEO, definitivamente constrói algumas pontes, mas se você quer alcançar um público maior o SMO é necessário. SEO + SMO = melhor capacidade do seu conteúdo ser encontrado.
Simplificando, o SMO é compartilhar conteúdo e tentar influenciar o maior número possível de pessoas. Existem inúmeros tipos de táticas que podem exibir tal conteúdo, otimiza-los e torna-los disponíveis onde os visitantes estão. SMO permite a participação das massas para a otimização e distribuição de conteúdos através de ferramentas como o social bookmarking, comentários, tags, etc.
Ebook

Introdução ao Social Media Optimization (SMO)?

1 – Criar conteúdo relevante e bem escrito

Um bom conteúdo é mais propenso de ser lido e distribuído em toda a web social. Criação de conteúdo somente para o propósito acima não irá resultar em uma estratégia bem sucedida.
É este ainda é relevante?
Isso é sinônimo de lei 8 – sendo um participante da web social requer que você crie conteúdo. Com tão poucos que realmente criam conteúdo e focam nisso, esta é uma grande oportunidade se você tem a persistência e a paixão para irlonge

2 – Use a integração bookmarking, compartilhar e fácil

Conteúdo que pode ser facilmente compartilhado se espalha mais rápido, porque permite que a massa construa pontes. O compartilhamento aumenta também links , o que inevitavelmente aumenta a sua credibilidade e relevância para o público e mecanismos de busca.
Considere também a integração do Facebook e do Twitter com botões tradicionais “Like” e “Tweet”.  O botão “Like” Facebook é a maneira mais fácil de interagir com o conteúdo trazendo mais visibilidade.

3 – Use palavras-chave

Incluem palavras-chave relevantes em seu conteúdo. Pense em palavras que o seu público-alvo vai digitar no Google para encontrar os tópicos que você está propondo. Lembre-se também de incluir essas palavras-chave em suas meta tags e títulos.

4 – Tagueie seu trabalho

A marcação permite ainda classificar o conteúdo através da construção de uma ponte entre o seu conteúdo e similares, para direcionar os leitores para outros conteúdos e vice-versa.
Bom marketing em si não é sobre a plataforma, é sobre a ideia  A plataforma é apenas um facilitador, mas para utilizá-lo de forma eficaz a compreensão é vital. Com as mídias sociais ganhando popularidade diária é necessário que os profissionais de marketing e empresas compreendam que esta é uma comunicação dinâmica. E a única forma de alcançar este objetivo é envolver-se.
The post Alcançar pessoas com Social Media Optimization appeared first on Blog Corporativo.
Guia de como funciona o Edgerank
Posted: 21 May 2013 06:22 AM PDT
Nem todas as publicações feitas por nosso amigos no Facebook aparecem no mural de noticias. Caso contrário, seria o caos. Quer saber por quê? Acho que você quer saber como você pode otimizar sua estratégia de comunicação através das páginas e atingir mais fãs?
Neste post vou explicar o que é o EdgeRank, o algoritmo do Facebook, e como ele posiciona as suas publicações. Mas antes de começar, deixe-me dizer-lhe que há muito em jogo. Estratégia de comunicação pobre pode significar que suas publicações não chegam ao seu destino e, portanto, inutilizar todos os seus esforços de marketing no Facebook.
edgerank

O que é o EdgeRank?

Pense nisso. Cada usuário do Facebook tem centenas de amigos e existem dezenas de páginas no Facebook. Se qualquer ação que fosse feita, fosse exibida no News Feed seria um caos.
Daí veio o algoritmo EdgeRank, que é responsável pelo conteúdo que aparece em nosso feed. Em outras palavras, é uma espécie de filtro que permite que as histórias relevantes cheguem ao usuário, as quais são publicadas na nossa Timeline e aparece no ticker.

O EdgeRank é baseado em objetos e Edges

Objetos

O objetivo é a publicação em si, como um post ou atualização de status, que pode conter itens como fotos, vídeo, texto e links. Ou seja, um objeto é qualquer pedaço de conteúdo que você postar, e que é provável que apareçam no News Feed.
Cada objeto recebe um ranking (EdgeRank), que determina se ele aparece no mural de noticias do Usuário. Esses objetos que têm um alto EdgeRank aparecem nas noticias principais. Se você tem um EdgeRank baixo só aparecerá no ticker.

Edge

O Edge, no entanto, é qualquer ação feita em um objeto. Por exemplo, criar um objeto por si só é uma vantagem, se você receber um comentário, um compartilhar ou um “curtir” será outro Edge.
edges

Como funciona o EdgeRank

O EdgeRank processa todas as informações e as classifica pela sua relevância para o usuário. Se relevante a noticia é enviada para o newsfeed e se a demanda não é relevante apenas para o Ticker ou onde a sua mensagem terá uma vida curta. Na verdade, a publicação vai aparecer sempre em primeiro lugar no Ticker (feedback imediato), e só aparece para o usuário logo depois ou como o Edgerank entender, às vezes acontece de aparecer primeiro no Feed e depois no Ticker.
Obs: No feed lançado em 2013 o Ticker não existe mais.

O Feed Inteligente

Este feed detecta quando foi à última vez que você conectou-se e exibe as histórias recentes mais relevantes que ocorreram em sua ausência.
Se há tempo você não entra no Facebook, especificamente no mural de noticias, quando o fizer, aparecerá a você várias manchetes, isto é, as histórias mais interessantes que ocorreram desde a última vez que você entrou classificadas por relevância e não ordem cronológica.

EdgeRank: como calcular

Cada Edge é avaliada com base em três fatores: (1) a afinidade, (2), peso e (3), tempo. Os resultados obtidos em cada um destes fatores são multiplicados. Se um objeto em relação a um usuário tiver mais de um Edge, então se somará esses valores e o resultado será EdgeRank.

As variáveis:

newsfeedoptimization

Exemplo de cálculo de Edgerank

Um dos meus “fãs”, que tem muitos amigos no Facebook, entra em sua conta depois de 22 horas desde que eu postei algum conteúdo.
Será que essa pessoa verá a minha postagem?
Como eu disse, a simples criação de um objeto gera um Edge. Agora vamos calcular o resultado do EdgeRank com 3 variáveis.
1. Afinidade: O meu “fã” vem muitas vezes à minha página no Facebook para ver que coisas novas público. Além disso, quando entra em seu Feed de notícias e vê uma publicação da minha, muitas vezes dá um “curtir” e, ocasionalmente, também deixa um comentário.
Resultado: a afinidade com o criador do Edge = 5 pontos.
2. Peso: A criação de um objeto contendo um link é uma grande quantidade de peso com Edge porque o Facebook considera provável um alto grau de interação. No entanto, não é tão importante como  compartilhar um vídeo ou imagens.
Dito isto, como Avancei acima, é provável que o peso dependa também hábitos do usuário. Ou seja, se no passado responderam positivamente aos links ( comentários, cliques, “curtir”) agora terão mais peso.
Resultado: peso do Edge = 4 pontos.
3. Tempo: O Edge foi estabelecido 22 horas antes do usuário se conectar ao Facebook e olhar para seu newsfeed.
Resultado: Antiguidade do Edge = 2 pontos.
Resultado final do Edge: 5 * 4 * 2 = 40 pontos.
Como este objeto possui apenas um Edge seu EdgeRank será de 40. No momento em que o usuário fizer logon no Facebook o algoritmo irá calcular todas as histórias que podem aparecer no seu feed de notícias.

 AFINIDADE

Você certamente já deve ter reparado que se você visitar muitas vezes o perfil de um amigo, ou curtir, ou comentar suas fotos, depois de algum tempo, as atualizações do seu amigo irão aparecer em seus feeds de notícias.
A mesma coisa acontece ao comentar as mudanças de status de alguém que você conhece. Estes são os sinais que avisa ao Edgerank que você tem uma maior afinidade com esse usuário.
Em partes, Não é uma boa notícia para as empresas. Por exemplo, se sua empresa visita o perfil de alguém que está te seguindo, este não tem qualquer afinidade com você, ou seja, a possibilidade de um conteúdo que você publicou em sua pagina aparecer no newsfeed dele é mínima. No entanto, um comentário em uma foto, poderia determinar uma maior afinidade entre a empresa e o perfil da pessoa.
Ebook

PESO

O peso de interação é uma fórmula que determina que conteúdos sejam mais propensos a aparecer em outras fontes de notícias. As imagens são mais importantes do que um “curtir” na página de uma empresa.
Há uma sequência de peso final das interações, mas existem mais objetos que adquirem Edgerank e, portanto, têm um peso diferente e superior. Os três tipos de conteúdo que têm um maior peso do que os outros são vídeos, fotos e links. Sabendo disso, devemos mudar a forma como nos comunicamos através do Facebook, incorporando objetos que têm um peso maior.
É interessante notar que o peso das interações é diferente de pessoa para pessoa. O simples fato de você navegar em determinadas imagens de um usuário, será mais propenso a tê-lo em seu feeds de notícias.
Deve-se ter em mente que apenas publicar imagens não é uma coisa lá muito estratégica, porque seu objetivo é atingir uma grande quantidade de pessoas, não só os entusiastas de imagens. Sempre ter mente que é necessário ter estratégias diversificadas, que utilizem fotos, vídeos e links.
É importante perceber que o Facebook tem uso político destes temas. Sempre haverá um momento em que Facebook estrategicamente empurra um item para os mais populares e de uma hora pra outra o empurra para baixo, o ideal é tentar entender que o Facebook está tentando promover.
Se a variedade é importante para atingir várias pessoas que tem interesse no conteúdo, a compreensão da importância dos diferentes tipos de objetos pode aumentar o público potencialmente.

TEMPO

O terceiro fator leva em conta o conteúdo fresco. O ideal é ter posts recentes que recebam interações prolongadas ao longo do tempo. O elemento final está ligado ao processo de classificação do Edgerank, que é o tempo de decaimento da notícia. Como o Edgerank é baseado em afinidade e peso de relacionamentos, é bem provável que noticias mais antiga tendem a sumir.
Vale lembrar que o algoritmo é impreciso, ou seja, um comentário em uma notícia antiga pode a fazer saltar para as primeiras posições com um passe de mágicas, ao contrário do Twitter, que é baseada apenas na ordem cronológica inversa (cada novo tweet reduz anterior).
A implicação lógica é que você tente criar atividades em momentos que o público está mais propenso a usar o Facebook, isso reduz o tempo de decaimento e aumenta a chance de que seu conteúdo atinja o newsfeed.
“Em última análise, o newsfeed não é apenas uma rolagem de notícias, mas é um terreno a se conquistar.”

FEEDBACK NEGATIVO

O Facebook aumentou o peso de feedback negativo. Agora posts e páginas que recebem altos níveis de feedback negativo estão contribuindo para os níveis mais baixos de alcance. Para algumas páginas a mudança tem sido devastadora, enquanto para outros a mudança foi relativamente modesta
Evite ser relatado, mantendo o seu conteúdo dentro das expectativas dos seus fãs. Se eles se inscreveram para receber ofertas, não se esqueça de mantê-los no circuito sobre negócios, ao contrário de memes de gatos.
Compreender o seu público é vital. Alguns fãs vão estar online em diferentes momentos do dia, e vão consumir diferentes formatos de conteúdo em diferentes momentos do dia.

Graph Search

graphsearch
O Grah Search usa os nomes de (pessoas, lugares, páginas, aplicativos, grupos) para ajudar os usuários a descobrirem os resultados à medida que são mais relevantes para eles. Ele ainda leva em consideração gírias. Um fato interessante são os resultados sociais complementados por resultados do Bing. 
Usuários estão procurando, principalmente os amigos e fotos, com lugares próximos. Esta é uma oportunidade para as empresas alavancarem o Graph Search. Embora neste momento o Graph Search esteja restrito á alguns usuários, é altamente recomendado adicionar informações do opengraph ao seu site. É recomendado preencher todos os campos disponíveis com as informações da sua página. A criação de conexões sociais entre os usuários é a chave para receber a exposição de resultados de busca. 

EdgeRank não é o mesmo que popularidade

Que uma publicação receba muitos “curtis”, comentários ou compartilhamentos não significa ter um EdgeRank alto.
Em outras palavras, a popularidade tem o seu post, ou seja, o número de curtis e comentários recebidos tem pouco a ver com isso apareça como uma entrada na no feed de notícias dos seus fãs.
Caso contrário, as publicações de celebridades ou clubes de futebol, que estão acostumados a receber centenas de curtis e comentários, sempre seriam titulares em determinados tipos de publicações, por isso entra em jogo o fator Afinidade para controlar as aparições no feed.

Algumas dicas para melhorar seu EdgeRank

§ Usar fotos e vídeo (não abusar)
§ Incentivar a interação sem ser intrusivo
§ Faça perguntas e não deixe de responder
§ Crie enquetes
§ Use o Open Graph Protocol em seu site porque nem todas as interações ocorrem no Facebook
§ Promova a suas páginas / perfis também off-line
§ Manter um diálogo real com outros usuários
§ Inserir imagens ou links nas atualizações

Personalize suas publicações

Isso é importante. Não coloque suas publicações do Facebook no Automático. Caso contrário, é provável que sua mensagem não apareça no feed de notícias de seus fãs.
Evite o uso de aplicativos externos para atualizar seu status no Facebook. De acordo com um estudo conduzido por Applum, utilizar uma aplicação externa para publicar conteúdo Facebook reduz a probabilidade de interações por fã em média de 80%. Isso é porque o Facebook atribui menor peso às publicações que são feitas através de aplicações externos.

Não publique muitas vezes

Facebook não é Twitter. De acordo com um estudo da BuddyMedia (Link), as páginas que publicam conteúdo 3 ou mais vezes em um dia recebe de seus fãs 29% menos interações do que aquelas que fazem menos de 3 publicações.
Isso em parte é normal se pensarmos que uma publicação no News Feed do Facebook geralmente dura uma média de cerca de 20h. Este valor varia de acordo com a página do Facebook em questão.

Melhor horário para publicar

Esta é uma das questões que sempre tem me perturbado desde que comecei a trabalhar com mídias sociais, gerindo páginas no Facebook. É importante saber a que horas o seu post vai gerar mais impressões, porque a mensagem tem chegar ao público-alvo, e também depende da quantidade média de interações dos usuários com a sua publicação.
Em novembro do ano passado, uma empresa dos EUA chamada Vitrue postou um estudo de 3 anos em que os pesquisadores apontam qual é o melhor momento para postar coisas no Facebook, e como o comportamento do usuário varia entre os dias da semana. Você pode ter acesso à pesquisa acessando este link (em Inglês).·.
Agora você sabe da importância do Facebook EdgeRank. Obviamente isto é apenas uma explicação feita com pincel largo de sua operação básica, os detalhes não são de domínio público.
Achou útil? Por favor, Compartilhar no Facebook dando “curtir” ou, melhor ainda, se postar o link em seu Facebook, terá ainda mais peso  . Obrigado!
The post Guia de como funciona o Edgerank appeared first on Blog Corporativo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Meta tags importantes para o SEO

Tags para Seo

Antes de desenvolver em cima deste tema, vou especificar quais são as meta tags importantes para o SEO e para este post especificamente:
  • Title tag (<title></title>)
  • Meta description
  • Meta keywords
Muitas pessoas têm dúvida quanto a isso, então resolvi esclarecer a questão já de início. Com certeza, muitos vão torcer o nariz ao ler isso e pensar em outras meta tags que, inclusive, têm funcionalidade em SEO, como a meta tag robots. Mas vale frisar mais uma vez: vou falar das meta tags mais importantes para o SEO!
Para continuar o ramo da discórdia, eu sei que também deverá ser questionada a importância da meta keywords, já que, hoje em dia, muitos SEOs declaram que ela é irrelevante, mas vou mantê-las aqui por enquanto.
Para não “trocar os pés pelas mãos” com este post, é importante ter em mente, também, os conceitos sobre o uso de palavras no seu documento HTML. Para tanto, vale a pena a leitura do post Keyword: Stuffing vs. Density. Em suma, você deve saber que repetir muitas vezes uma palavra-chave, além de ser spam, é super chato para quem está lendo. Vamos ao post.

Meta Tags SEO

Um dos pontos a se atacar quando se está fazendo a otimização on-page de um site é a criação de meta tags para cada uma de suas páginas. Embora este seja um tema batido entre os SEOs mais engajados, ainda vemos muitos sites que não trabalham as meta tags corretamente, ou simplesmente não trabalham.
O mais absurdo é não utilizar a title tag. Mas tanto para a description, quanto para a meta keywords, o mesmo é válido e deve ser uma regra no seu trabalho de On-Page SEO:
Criar meta tags únicas, criativas e que seu conteúdo seja dedicado (intimamente ligado) ao conteúdo da página em questão.
Isso faz toda a diferença no ranking de uma página para suas palavras-chave alvo.

Meta Tags de Qualidade

Gerar meta tags automáticas a partir do tema do site, ou da página, é uma alternativa muitas vezes viável e prática, mas com certeza a criação manual de meta tags gera resultados muito mais relevantes. Claro que isso não é possível de ser feito para 100% dos sites e das páginas. Mas a automatização deve ser deixada para último caso mesmo.
A qualidade de uma meta tag tem dois lados a serem avaliados:
  1. Como uma pessoa avalia a meta tag
  2. Como um buscador avalia a meta tag
Para uma pessoa, a meta tag precisa ser chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-for-action. Para um buscador, a meta tag precisa de uma dose de palavras-chave para que o algoritmo da ferramenta de busca classifique bem a página. O essencial no desenvolvimento de meta tags é achar o meio termo entre esses dois lados.
Aqui no blog, eu já escrevi posts com informações sobre SEO para Title Tags e SEO para Meta Description. Para as meta keywords, basta selecionar as palavras importantes da página e listá-las juntamente com suas variações e sinônimos.

Meta Tags: Quantidade

Quantidade também é uma informação a se ficar atento no que diz respeito às meta tags, mas, claro, não é sobre a quantidade de meta tags, e, sim, a quantidade de caracteres em cada meta informação. Esse, provavelmente, é o maior desafio na criação de meta tags.
Por exemplo, ao criar um título, você vai querer que apareça o nome do site, mais o título da página e mais algum outro detalhe relevante. Tudo isso sem ir além de 70 caracteres. Para meta description, a preocupação é não cruzar 160 caracteres e ainda passar o recado sobre o conteúdo da página utilizando os termos importantes para a página.
Mas antes que você enlouqueça contando letrinhas nas suas meta tags, procure um contador de caracteres como o que nós temos em nossa página com ferramentas de SEO:
Essa informação sobre a quantidade de caracteres em cada meta tag é importante para que seja mais bem controlado o tamanho (em caracteres) de cada frase e para que elas não fiquem parecendo (ou sendo, de fato) spam. Ultrapassar a quantidade esperada de caracteres em cada meta tag é um forte indicativo de tentativa de spam.
Claro que cada valor não precisa ser seguido à risca – 161 caracteres na meta description não vai ser motivo de punição para um site. Por outro lado, 100 caracteres de pura repetição de palavras-chave não é nem um pouco recomendado. É preciso, realmente, achar o ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade.
A nossa página do contador de caracteres tem mais detalhes sobre a quantidade de caracteres de cada meta tag. Não deixe de passar por lá e favoritar a página. E, por fim, para conhecer um pouco mais da meta tag robots, confira o post do Heron: Robots Meta Tag: Como o Google Analisa. Até a próxima!
fonte mestreseo