Alcançar
pessoas com Social Media Optimization
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A maioria das atividades
on-line são geradas com base em pesquisas de mercado. Uma prática que
basicamente é obrigatória a todas as empresas que querem estar na web. Para
que seu conteúdo seja visto por várias pessoas é necessário: o uso de tags,
palavras-chave, descrições, links de entrada e uso de outros
metadados, com o objetivo de posicioná-los facilmente em determinadas
pesquisas.
Agora, com uma internet mais
social, é necessário aprender os novos conceitos de como construir um aponte
entre você e os usuários de mídias sociais e a melhor forma de fazer isso são
as técnicas de Social Media Optimization (SMO).
O que é Social Media
Optimization (SMO)?
Pense que a web social é um campo de batalha,
onde o objetivo é ganhar a atenção
e influência, e as técnicas de Social Media Optimization são
uma linha de alimentação!
Construir uma comunicação
sólida e transparente é útil para fornecer um caminho direto entre o seu
conteúdo e os usuários que você quer transformar em clientes ou clientes
potenciais. Com as estratégias adequadas SMO permite a construção fácil
de várias pontes deste tipo.
De acordo com um estudo da
Nielsen, 18% de
todo o conteúdo de pesquisa começa a partir de sites de mídia
social como
a Wikipédia, blogs e redes sociais, e isso reflete a necessidade de otimizar
o conteúdo para atingir estes pontos sociais.
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O tradicional SEO,
definitivamente constrói algumas pontes, mas se você quer alcançar um público
maior o SMO é necessário. SEO
+ SMO = melhor capacidade do seu conteúdo ser encontrado.
Simplificando, o SMO é
compartilhar conteúdo e tentar influenciar o maior número possível de
pessoas. Existem inúmeros tipos de táticas que podem exibir tal
conteúdo, otimiza-los e torna-los disponíveis onde os visitantes
estão. SMO permite a participação das massas para a otimização e
distribuição de conteúdos através de ferramentas como o social bookmarking,
comentários, tags, etc.
Introdução ao Social
Media Optimization (SMO)?
1 – Criar conteúdo
relevante e bem escrito
Um bom conteúdo é mais propenso
de ser lido e distribuído em toda a web social. Criação de conteúdo
somente para o propósito acima não irá resultar em uma estratégia bem
sucedida.
É este ainda é relevante?
Isso é sinônimo de lei 8 –
sendo um participante da web social requer que você crie conteúdo. Com tão
poucos que realmente criam conteúdo e focam nisso, esta é uma grande
oportunidade se você tem a persistência e a paixão para irlonge
2 – Use a integração
bookmarking, compartilhar e fácil
Conteúdo que pode ser
facilmente compartilhado se espalha mais rápido, porque permite que a massa
construa pontes. O compartilhamento aumenta também links , o que
inevitavelmente aumenta a sua credibilidade e relevância para o público e
mecanismos de busca.
Considere também a integração
do Facebook e do Twitter com botões tradicionais “Like” e “Tweet”.
O botão “Like” Facebook é a maneira mais fácil de interagir com o conteúdo
trazendo mais visibilidade.
3 – Use palavras-chave
Incluem palavras-chave
relevantes em seu conteúdo. Pense em palavras que o seu público-alvo vai
digitar no Google para encontrar os tópicos que você está
propondo. Lembre-se também de incluir essas palavras-chave em suas meta
tags e títulos.
4 – Tagueie seu trabalho
A marcação permite ainda
classificar o conteúdo através da construção de uma ponte entre o seu
conteúdo e similares, para direcionar os leitores para outros conteúdos e
vice-versa.
Bom marketing em si não é sobre
a plataforma, é sobre a ideia A plataforma é apenas um
facilitador, mas para utilizá-lo de forma eficaz a compreensão é vital. Com
as mídias sociais ganhando popularidade diária é necessário que os
profissionais de marketing e empresas compreendam que esta é uma comunicação
dinâmica. E a única forma de alcançar este objetivo é envolver-se.
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pessoas com Social Media Optimization appeared first on Blog Corporativo.
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Posted: 21 May 2013 06:22 AM
PDT
Nem todas as publicações feitas
por nosso amigos no Facebook aparecem no mural de noticias. Caso contrário,
seria o caos. Quer
saber por quê? Acho que você quer saber como você pode
otimizar sua estratégia de comunicação através das páginas e atingir mais
fãs?
Neste post vou explicar o que é
o EdgeRank, o algoritmo do Facebook, e como ele posiciona as suas
publicações. Mas antes de começar, deixe-me dizer-lhe que há muito em
jogo. Estratégia de comunicação pobre pode significar que suas
publicações não chegam ao seu destino e, portanto, inutilizar todos os seus
esforços de marketing no Facebook.
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O que é o EdgeRank?
Pense nisso. Cada usuário
do Facebook tem centenas de amigos e existem dezenas de páginas no
Facebook. Se qualquer ação que fosse feita, fosse exibida no News Feed
seria um caos.
Daí veio o algoritmo EdgeRank, que é
responsável pelo conteúdo que aparece em nosso feed. Em outras palavras, é
uma espécie de filtro que permite que as histórias relevantes cheguem ao
usuário, as quais são publicadas na nossa Timeline e aparece no ticker.
O EdgeRank é baseado em
objetos e Edges
Objetos
O objetivo é a publicação em
si, como um post ou atualização de status, que pode conter itens como fotos,
vídeo, texto e links. Ou seja, um objeto é qualquer pedaço de conteúdo
que você postar, e que é provável que apareçam no News Feed.
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Cada objeto recebe um ranking
(EdgeRank), que determina se ele aparece no mural de noticias do
Usuário. Esses objetos que têm um alto EdgeRank aparecem nas noticias
principais. Se você tem um EdgeRank baixo só aparecerá no ticker.
Edge
O Edge, no entanto, é qualquer
ação feita em um objeto. Por exemplo, criar um objeto por si só é uma
vantagem, se você receber um comentário, um compartilhar ou um “curtir” será
outro Edge.
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Como funciona o EdgeRank
O EdgeRank processa todas as
informações e as
classifica pela sua relevância para o usuário. Se
relevante a noticia é enviada para o newsfeed e se a demanda não é relevante
apenas para o Ticker ou onde a sua mensagem terá uma vida curta. Na verdade,
a publicação vai aparecer sempre em primeiro lugar no Ticker (feedback
imediato), e só aparece para o usuário logo depois ou como o Edgerank
entender, às vezes acontece de aparecer primeiro no Feed e depois no Ticker.
Obs: No feed lançado em 2013
o Ticker não existe mais.
O Feed Inteligente
Este feed detecta quando foi à
última vez que você conectou-se e exibe as histórias recentes mais relevantes
que ocorreram em sua ausência.
Se há tempo você não entra no
Facebook, especificamente no mural de noticias, quando o fizer, aparecerá a
você várias manchetes,
isto é, as histórias mais interessantes que ocorreram
desde a última vez que você entrou classificadas por relevância e não
ordem cronológica.
EdgeRank: como calcular
Cada Edge é avaliada com
base em três fatores: (1) a
afinidade, (2), peso
e (3), tempo. Os
resultados obtidos em cada um destes fatores são multiplicados. Se um
objeto em relação a um usuário tiver mais de um Edge, então se somará esses
valores e o resultado será EdgeRank.
As variáveis:
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Exemplo de cálculo de
Edgerank
Um dos meus “fãs”, que tem
muitos amigos no Facebook, entra em sua conta depois de 22 horas desde que eu
postei algum conteúdo.
Será que essa pessoa verá
a minha postagem?
Como eu disse, a simples
criação de um objeto gera um Edge. Agora vamos calcular o resultado do
EdgeRank com 3 variáveis.
1. Afinidade: O
meu “fã” vem muitas vezes à minha página no Facebook para ver que coisas
novas público. Além disso, quando entra em seu Feed de notícias e vê uma
publicação da minha, muitas vezes dá um “curtir” e, ocasionalmente, também
deixa um comentário.
Resultado: a afinidade com o criador do Edge = 5 pontos.
2. Peso: A
criação de um objeto contendo um link é uma grande quantidade de peso com
Edge porque o Facebook considera provável um alto grau de interação. No
entanto, não é tão importante como compartilhar um vídeo ou imagens.
Dito isto, como Avancei acima,
é provável que o peso dependa também hábitos do usuário. Ou seja, se no
passado responderam positivamente aos links ( comentários, cliques, “curtir”)
agora terão mais peso.
Resultado: peso do Edge = 4 pontos.
3. Tempo: O
Edge foi estabelecido 22 horas antes do usuário se conectar ao Facebook e
olhar para seu newsfeed.
Resultado: Antiguidade do Edge = 2 pontos.
Resultado final do Edge: 5 * 4 * 2 = 40 pontos.
Como este objeto possui apenas
um Edge seu EdgeRank será de 40.
No momento em que o usuário fizer logon no Facebook o
algoritmo irá calcular todas as histórias que podem aparecer no seu feed de
notícias.
AFINIDADE
Você certamente já deve ter
reparado que se você visitar muitas vezes o perfil de um amigo, ou curtir, ou
comentar suas fotos, depois de algum tempo, as atualizações do seu amigo irão
aparecer em seus feeds de notícias.
A mesma coisa acontece ao
comentar as mudanças de status de alguém que você conhece. Estes são os
sinais que avisa ao Edgerank que você tem uma maior afinidade com esse
usuário.
Em partes, Não é uma boa
notícia para as empresas. Por exemplo, se sua empresa visita o perfil de
alguém que está te seguindo, este não
tem qualquer afinidade com você, ou seja, a possibilidade de
um conteúdo que você publicou em sua pagina aparecer no newsfeed dele é
mínima. No entanto, um comentário em uma foto, poderia determinar uma maior
afinidade entre a empresa e o perfil da pessoa.
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PESO
O peso de interação é uma
fórmula que determina que conteúdos sejam
mais propensos a aparecer em outras fontes de notícias. As
imagens são mais importantes do que um “curtir” na página de uma empresa.
Há uma sequência de peso final
das interações, mas existem mais objetos que adquirem Edgerank e, portanto,
têm um peso diferente e superior. Os três tipos de conteúdo que têm um maior
peso do que os outros são vídeos, fotos e links. Sabendo disso, devemos mudar
a forma como nos comunicamos através do Facebook, incorporando objetos que
têm um peso maior.
É interessante notar que o peso
das interações é diferente de pessoa para pessoa. O simples fato de você
navegar em determinadas imagens de um usuário, será mais propenso a tê-lo em
seu feeds de notícias.
Deve-se ter em mente que apenas
publicar imagens não é
uma coisa lá muito estratégica, porque seu objetivo é atingir
uma grande quantidade de pessoas, não só os entusiastas de imagens. Sempre
ter mente que é necessário ter estratégias diversificadas, que utilizem
fotos, vídeos e links.
É importante perceber que o
Facebook tem uso político destes temas. Sempre haverá um momento em que
Facebook estrategicamente empurra um item para os mais populares e de uma hora
pra outra o empurra para baixo, o ideal é tentar entender que o Facebook está
tentando promover.
Se a variedade é importante
para atingir várias pessoas que tem interesse no conteúdo, a compreensão da
importância dos diferentes tipos de objetos pode aumentar o público
potencialmente.
TEMPO
O terceiro fator leva em conta
o conteúdo fresco. O
ideal é ter posts recentes que recebam interações prolongadas ao longo do
tempo. O elemento final está ligado ao processo de classificação do
Edgerank, que é o tempo de decaimento da notícia. Como o
Edgerank é baseado em afinidade e peso de relacionamentos, é bem provável que
noticias mais antiga tendem a sumir.
Vale lembrar que o algoritmo é
impreciso, ou seja, um comentário em uma notícia antiga pode a fazer saltar para
as primeiras posições com um passe de mágicas, ao contrário do Twitter, que é
baseada apenas na ordem cronológica inversa (cada novo tweet reduz anterior).
A implicação lógica é que você tente criar atividades em momentos
que o público está mais propenso a usar o Facebook, isso
reduz o tempo de decaimento e aumenta a chance de que seu conteúdo atinja o
newsfeed.
“Em última análise, o newsfeed
não é apenas uma rolagem de notícias, mas é um terreno a se conquistar.”
FEEDBACK NEGATIVO
O Facebook aumentou o peso de
feedback negativo. Agora posts e páginas que recebem altos níveis de
feedback negativo estão contribuindo para os níveis mais baixos de
alcance. Para algumas páginas a mudança tem sido devastadora, enquanto
para outros a mudança foi relativamente modesta
Evite ser relatado, mantendo o
seu conteúdo dentro das expectativas dos seus fãs. Se eles se inscreveram
para receber ofertas, não se esqueça de mantê-los no circuito sobre negócios,
ao contrário de memes de gatos.
Compreender o seu público é
vital. Alguns fãs vão estar online em diferentes momentos do dia, e vão
consumir diferentes formatos de conteúdo em diferentes momentos do dia.
Graph Search
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O Grah Search usa os nomes de
(pessoas, lugares, páginas, aplicativos, grupos) para ajudar os usuários a
descobrirem os resultados à medida que são mais relevantes para
eles. Ele ainda leva em consideração gírias. Um fato interessante são os
resultados sociais complementados por resultados do Bing.
Usuários estão procurando,
principalmente os amigos e fotos, com lugares próximos. Esta é uma
oportunidade para as empresas alavancarem o Graph Search. Embora neste
momento o Graph Search esteja restrito á alguns usuários, é altamente
recomendado adicionar informações do opengraph ao seu site. É
recomendado preencher todos os campos disponíveis com as informações da sua
página. A criação de conexões sociais entre os usuários é a chave para
receber a exposição de resultados de busca.
EdgeRank não é o mesmo
que popularidade
Que uma publicação receba
muitos “curtis”, comentários ou compartilhamentos não significa ter um
EdgeRank alto.
Em outras palavras, a
popularidade tem o seu post, ou seja, o número de curtis e comentários
recebidos tem pouco a ver com isso apareça como uma entrada na no feed de
notícias dos seus fãs.
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Caso contrário, as publicações
de celebridades ou clubes de futebol, que estão acostumados a receber
centenas de curtis e comentários, sempre seriam titulares em determinados
tipos de publicações, por isso entra em jogo o fator Afinidade para controlar
as aparições no feed.
Algumas dicas para
melhorar seu EdgeRank
§ Usar fotos e vídeo
(não abusar)
§ Incentivar a interação
sem ser intrusivo
§ Faça perguntas e não
deixe de responder
§ Crie enquetes
§ Use o Open Graph
Protocol em seu site porque nem todas as interações ocorrem no Facebook
§ Promova a suas páginas
/ perfis também off-line
§ Manter um diálogo real
com outros usuários
§ Inserir imagens ou
links nas atualizações
Personalize suas
publicações
Isso é importante. Não
coloque suas publicações do Facebook no Automático. Caso contrário, é
provável que sua mensagem não apareça no feed de notícias de seus fãs.
Evite o uso de aplicativos
externos para atualizar seu status
no Facebook. De acordo com um estudo conduzido por Applum,
utilizar uma aplicação externa para publicar conteúdo Facebook reduz a
probabilidade de interações por fã em média de 80%. Isso é porque o Facebook
atribui menor peso às publicações que são feitas através de aplicações
externos.
Não publique muitas
vezes
Facebook não é Twitter. De
acordo com um estudo da BuddyMedia (Link), as páginas que publicam conteúdo 3
ou mais vezes em um dia recebe de seus fãs 29% menos interações do que
aquelas que fazem menos de 3 publicações.
Isso em parte é normal se
pensarmos que uma publicação no News Feed do Facebook geralmente dura uma
média de cerca de 20h. Este valor varia de acordo com a página do Facebook em
questão.
Melhor horário para
publicar
Esta é uma das questões que
sempre tem me perturbado desde que comecei a trabalhar com mídias sociais,
gerindo páginas no Facebook. É importante saber a que horas o seu post vai
gerar mais impressões, porque a mensagem tem chegar ao público-alvo, e também
depende da quantidade média de interações dos usuários com a sua publicação.
Em novembro do ano passado, uma
empresa dos EUA chamada Vitrue postou um estudo de 3 anos em que os
pesquisadores apontam qual é o melhor
momento para postar coisas no Facebook, e como o comportamento do usuário varia entre
os dias da semana. Você pode ter acesso à pesquisa acessando este link (em
Inglês).·.
Agora você sabe da importância
do Facebook EdgeRank. Obviamente isto é apenas uma explicação feita com
pincel largo de sua operação básica, os detalhes não são de domínio público.
Achou útil? Por favor, Compartilhar no Facebook dando “curtir” ou,
melhor ainda, se postar o link em seu Facebook, terá ainda mais
peso . Obrigado!
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post Guia de como
funciona o Edgerank appeared first on Blog Corporativo.
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