Como otimizar a sua URL
No post de hoje, vamos falar sobre a URL (Uniform Resource Locator), um dos elementos, dentro da página, mais importantes (juntamente com o Title) para um bom ranqueamento no Google. Construir uma boa URL pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio na WEB. Será que você está preparado para tomar uma decisão com esse grau de responsabilidade?
Vamos sair do mundo virtual e adentrar um pouco no mundo real, apenas para facilitar a exemplificação. Pense no Google como uma pessoa de outra cidade te pedindo informações para chegar à sua casa. Imagine que ela sequer tenha ouvido falar da sua cidade. O que você diria para ela?
Primeiro você tentaria fazer com que ela conhecesse a sua cidade, buscaria pontos de referência para facilitar a locomoção dela dentro da cidade, e, então, tentaria explicar o melhor caminho para ela seguir até o endereço da sua casa, estou certo? É exatamente assim que você deve construir o endereço do seu site para o Google. O domínio do seu site nada mais é que a cidade que Google deve chegar e cada página representa as casas dessa cidade, cada uma com um endereço diferente.
Só que aqui, no mundo virtual, você tem uma grande vantagem: é você que constrói o seu próprio endereço, tanto o do domínio quanto os das páginas. Se você quer que o Google te encontre pelo seu endereço online é importante que a sua URL seja construída da maneira adequada.
No entanto, essa liberdade de escolha pode acabar sendo uma grande desvantagem se você não souber como criar esses endereços de maneira correta. Eu sei que pode parecer algo assustador já que, talvez, você nunca tenha pensado nesta situação por este prisma, mas, fique tranquilo, se você seguir as nossas dicas não encontrará muitos problemas para fazer um bom trabalho desenvolvendo todas as URLs do seu site.
Construindo a URL do seu domínio
A sua marca na URL
Pense comigo, você quer que a sua marca seja conhecida e nada melhor que ficar no topo das buscas do Google para isso. Digamos que a sua empresa se chame “Saturno Surf”, especializada em vender produtos para as pessoas que querem surfar em saturno e morem no Brasil. A escolha de nome foi boa, já que é facilmente identificável com o mercado que você quer atingir, por isso é interessante que ela seja o seu domínio. A partir de agora o domínio do seu site será www.saturnosurf.com.br. É simples e descritivo, fácil de gravar.
No Google, o número de pesquisas para “anéis de saturno” é maior do que para “saturno surf”. Não seria melhor colocar então www.aneisdesaturno.com.br?
Essa é uma dúvida muito corriqueira, mas a resposta é não. Primeiro porque não fortaleceria a marca, já que ela se chama Saturno Surf e depois (mas não menos importante), não se sabe o que as pessoas que digitam “anéis de saturno” procuram. É muito vago. Elas podem estar atrás de hospedagem, de saber como é o clima, o que se come, o que se faz, quais são os costumes, a religião do local, etc. A chance da pessoa realmente entrar no seu site e realizar a compra do seu produto seria muito pequena.
Mantenha a URL do seu domínio pequena e autoexplicativa
Mais um motivo para você manter www.saturnosurf.com.br. Não precisa fazer muito esforço para lembrar esse endereço e ele deixa claro por si só qual é o público-alvo do site.
Construindo a URL de cada página do seu site
Separe cada página por categoria
Agora que a URL do seu domínio já está pronta, chegou a hora de construir a URL de cada página do seu site. Você, como todo bom vendedor saturniano, tem tudo relacionado ao universo do surf nos anéis de Saturno vendendo na sua loja. Desde roupas antigravitacionais (que facilitam o equilíbrio sobre a poeira cósmica), até parafina interestelar. Logo, o seu site deve estar separado por categorias de produto. Vestimenta, pranchas, material de limpeza para pranchas, óculos escuros, tudo isso tem que ter uma página de categoria.
Vamos pegar a página da categoria “prancha” como exemplo. Nós já temos o domínio, então a URL deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno.
Use Keywords
Sempre que possível use keywords na URL de cada página do seu site. Keywords são o coração do SEO interno do seu site e nunca devemos esquecer delas. Cada negócio e cada site tem o seu próprio conjunto de keywords. Na loja do nosso surfista interplanetário podemos tem como bom exemplo delas: prancha para os anéis de saturno, prancha para saturno, vestimenta para surf intergaláctico, material para surf em saturno, entre muitas e muitas outras.
URL para subcategoria
Peguemos novamente como exemplo www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno. Existem diferentes tipos de pranchas e modelos sendo vendidos na Saturno Surf, então é bom criar páginas para subcategorias também. Na página da subcategoria “longboard“, por exemplo, a URL mais adequada deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-os-aneis-de-saturno/longboard.
URL para o Produto
A URL do produto deve seguir o mesmo modelo anterior, adicionando agora o nome do produto. Tem uma prancha de longboard para o mercado de surf nos anéis de saturno chamada Etezin 3000, então a URL para esse produto deve ser www.saturnosurf.com.br/prancha-para-os-aneis-de-saturno/longboard/etezin-3000.
Outras dicas
Sempre separe por hífen as palavras
Você já deve ter percebido que estamos separando as palavras por hífen na URL. Pela nossa experiência, quando separamos frases e palavras na URL com hífen, o Google interpreta com mais facilidade que elas estão interligadas.
Não polua sua URL
Nunca coloque nada como /%3045prancha, /cat2143prancha, ou outras coisas que deixem a sua URL poluída. A URL deve ser fácil de ser gravada pelo usuário e fácil de ser encontrada pelo Google.
A URL deve ter no máximo 115 caracteres
Não deixe sua URL maior que 115 caracteres, o Google dificilmente lerá após passar desse número. Dependendo do quando você passar, você ainda poderá ser penalizado e cair diversas posições no ranqueamento dele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário